As gorduras domiciliares podem ser reaproveitadas de algumas maneiras. De acordo com o Mario De Dea, responsável pelo Projeto de Pesquisa do Biodiesel, produzido a partir de óleo vegetal e gordura animal, podendo ser utilizado vários vegetais como a mamona, amendoim, pinhão manso e outros.
Segundo Mario, o Biodiesel é utilizado em todos os automóveis movidos a diesel, “não é necessário fazer nenhuma adaptação no veiculo, o biodiesel pode ser usado misturado com diesel ou puro, deixando um cheiro de batata frita por ande passa.”
“Existe uma grande vantagem na utilização do biodiesel, pelo fato de ser menos poluente que o diesel para o meio ambiente, então o efeito dele na natureza é muito pouco, aqui em Dourados não possui um posto de recolhimento de gorduras, deveria ter um tambor em cada bairro da cidade, para que essa coleta fosse feita” menciona o pesquisador do Biodiesel
Além do reaproveitamento de gordura vegetal para a fabricação do Biodiesel, outros produtos podem ser feitos como o sabão de barra e líquido. A Rede de Economia Solidária Dourados, é um projeto coletivo que trabalha de uma maneira que chama atenção na forma de produção e do consumo ético e solidário, protegendo a natureza e procurando sempre novos caminhos.
“O objetivo desse projeto é construir uma sociedade que saiba reaproveitar materiais que ainda podem ser utilizados, evitando o desperdício, a poluição do meio ambiente, praticando cada vez mais o ato da reciclagem” fala Marinalva Ribeiro da Silvia que trabalha junto à equipe solidária.
“Nós fazemos o recolhimento da gordura em lanchonetes, restaurantes e nas usinas São Fernando e na Nova América, arrecadamos mais de trezentos litros por mês de gordura, esse sabão é vendido em comércio e nas residências pelos próprios empreendedores” explica Marinalva.
A Agecold (Unidade de Processamento de Material Reciclável), aceita o recebimento de gordura pela população “em alguns restaurantes e no shopping, nós vamos buscar a gordura, mas ainda não temos nenhum ponto de recolhimento na cidade, depois de coletado o óleo nós vendemos para uma usina que temos parceria para a fabricação de bicombustível” comenta Ivete Maximina Cavedon Pedroso, coordenadora do projeto recolhe e recicla.
A Agecold esta iniciando o projeto de recolhimento das gorduras e estão preparando motos e carros para a coleta desse material em residências, restaurantes e em qualquer outro ambiente que gera esse produto.
Quem deseja fazer a doação e esta colaborando para a sobrevivência do nosso meio ambiente deve levar a gordura vegetal na Agecold localizada na Rua Pedro Rigotti, nº 1461, telefone 34231160 ou na fábrica Pirê Produtos de Limpeza, na rua Z4, no Parque dos Coqueiros, para mais informação no telefone 34259217. A gordura é trocada pelos produtos da Rede Pirê.
Fonte:Gleicielly dos Santos, aluna do 5ºsemestre de jornalismo da Unigran
Postado por Indaiara Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário